quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Brusqueta de Final de Semana




Muitas vezes o final de semana é ideal para passar um bom tempo na cozinha, fazendo pratos mais especiais. Mas às vezes chega sábado ou domingo, bate a fome, e você não está com muita vontade de fazer algo complicado ou que tome muito tempo. É nessa hora que uma receita de brusqueta vem a calhar. É fácil de fazer e é um prato que pode para matar a sua fome de forma rápida ou até pode servir de entrada de uma refeição leve entre amigos e família.

Brusqueta tradicional

Ingredientes:

Pão italiano, baguete ou pãezinhos (o que você preferir)
5 tomates bem maduros
1 cebola pequena, de preferência roxa
2 dentes de alho
Azeite de oliva
Vinagre balsâmico
Algumas folhas de manjericão
Pimenta do reino
Sal
Queijo parmesão (opcional)

Você também vai precisar de uma faca de cozinha, uma bacia para misturar os ingredientes e um prato para servir. Simples!

Modo de fazer:

Pique os tomates em cubos médios e separe. 
Pique a cebola em cubinhos menores – se quiser tirar o amargor, é só colocar em uma bacia com água e gelo por 10 minutos. Depois escorra a água e junte a cebola ao tomate.
Pique o alho e refogue na frigideira com um pouquinho de azeite. Junte ao tomate e à cebola.
Adicione o azeite de oliva, vinagre balsâmico, manjericão, sal e pimenta à gosto. Normalmente, uma colher de sopa de vinagre e duas de azeite são suficientes! Misture bem. Quanto mais você deixar essa mistura “descansando”, mais os sabores vão aflorar.
Corte o pão em fatias. Você pode servir o pão em temperatura ambiente ou colocar no forno por 10 minutos para servir quente e um pouco mais crocante.
Para servir, coloque a mistura de tomate, cebola e alho no topo de cada rodela de pão, e se preferir usar o queijo parmesão na sua receita, essa é a hora de ralar um pouco por cima. Não adicione o queijo antes, ou ele vai amolecer.

Voilá! Pronto para servir e aproveitar. Você pode harmonizar a brusqueta (ou bruschetta, no bom Italiano) com uma cerveja leve ou vinho tinto.

Se quiser se aventurar um pouco mais, crie sua própria receita de brusqueta com os ingredientes que preferir: quem sabe salame, berinjela, cream cheese ou até mesmo salmão defumado? Bom apetite!



Link para as imagens originais:
https://pixabay.com/en/bruschetta-bread-baguette-tomatoes-887555/

Nenhum comentário:

Postar um comentário