quinta-feira, 12 de maio de 2016

Feijoada Caseira


Feijoada, comida que se tornou típica da culinária brasileira, tem sua origem creditada a Portugal, onde é feita com uma mistura de carnes salgadas e feijão branco.
No Brasil, ficou conhecida como sendo uma comida de escravos, pois eles adicionavam sobras de carne das cozinhas de seus senhorios ao feijão que estava sendo cozido.
Ideal para os dias frios, a feijoada por ser um prato que demanda tempo e com muitas carnes, também se tornou um prato ideal para refeições em reuniões de amigos e família.
Geralmente em uma feijoada, utiliza-se várias carnes salgadas de porco e bovina porém, eu gosto de utilizar apenas lombo de porco, costelinha de porco, linguiça, paio e carne seca.
Como acompanhamento, costuma-se servir laranja cortada em gomos, couve manteiga refogada, arroz branco, farinha de mandioca e mandioca frita. Em algumas mesas, acrescenta-se torresmo frito e bisteca de porco.



Rendimento 8 porções

Ingredientes:

500 g de feijão preto;
500 g de carne seca;
1 linguiça calabresa defumada;
1 paio defumado ;
300 g de lombo defumado;
300 g de costelinha de porco defumada;
200 g de bacon cortado em cubos;
1 cebola grande picada;
3 dentes de alho espremido ou picado;
Sal e Pimenta do reino à gosto;
1 maço de cheiro verde picado;
1 pimenta dedo de moça sem sementes picada ( opcional )
2 colheres de sopa de óleo vegetal ou azeite ( como preferir )

Modo de fazer:

Deixe as carnes salgadas de molho por no mínimo 12 horas, trocando a água 3 vezes ( verifique se ainda continua salgada ).
Coloque o feijão de molho por no mínimo 3 horas ( o ideal é de um dia para o outro ).
Corte a linguiça e o paio em rodelas não muito grossas.
Coloque as carnes em uma panela de pressão apenas com água e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos.
Leve outra panela grande ao fogo com água e acrescente o feijão escorrido. Deixe cozinhar enquanto as carnes estão na pressão.
Retire as carnes da panela de pressão e, se preferir, transfira o feijão para a mesma.
Corte o lombo e a carne seca em cubos, a costela em ripas e adicione à panela do feijão. 
Acrescente também a linguiça e o paio.
Em outra panela, coloque o óleo e faça um refogado utilizando o bacon, a cebola, alho e parte do cheiro verde picado. Tempere com sal e pimenta.
Transfira este refogado para a panela do feijão.
Deixe cozinhar lentamente em fogo médio por aproximadamente 2 horas. Se estiver utilizando a panela de pressão, deixe por 30 minutos na pressão e depois por mais 1 hora sem pressão em fogo médio.
Acrescente o restante do cheiro verde e sirva acompanhada de arroz branco, farofa, couve manteiga cortada bem fininha e laranja fatiada.
Para beber, uma boa caipirinha de cachaça com limão ou lima da pérsia ou ainda se preferir, dependendo do clima, um vinho tinto ou uma cerveja Pilsen.

Obs: Para fazer um molho para acompanhar a feijoada, utilize meia cebola bem picada, suco de meia laranja, 1/2 pimenta dedo de moça picada,  1 colher de cheiro verde picado e um concha do caldo do feijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário