sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Carne Cozida na Cerveja Preta



Aproveitando o crescimento dos lugares que servem e produzem cervejas artesanais, eu pensei em uma receita que utilizasse cerveja em seu preparo.
Esta carne fica ótima como prato principal ou para pequenos snacks em um Happy Hour, é lógico que acompanhada de um Stout artesanal.

Rendimento: 4-6 porções

Ingredientes:

1kg de fraldinha cortada em pedaços não muito pequenos;
1 talo de salsão cortado em cubos;
1 cenoura cortada em cubos;
1 cebola picada;
1 dente de alho picado;
1 ramo de alecrim;
1 xícara de tomate seco sem o óleo;
2 colheres de sopa de salsa picada;
Sal e pimenta do reino;
1 xícara de chá de caldo de carne;
2 colheres de sopa de óleo de canola;
1 lata de cerveja preta;
2 colheres sopa de molho inglês;
Tabasco à gosto

Modo de fazer:

Tempere os pedaços de carne com sal e pimenta do reino.
Leve uma panela de pressão ao fogo alto e quando ela estiver quente junte 1 colher de sopa do óleo e em seguida frite os pedaços de carne até selar todos os lados.
Retire a carne e reserve.
Coloque a colher de óleo restante e junte a cebola, alho, cenoura e salsão mexendo por aproximadamente 2 minutos até que a cebola fique murcha.
Retorne a carne acrescentando o tomate seco, alecrim, molho inglês e o caldo de carne. Tampe a panela e deixe cozinhar na pressão por 20 minutos. Apague o fogo e espere a pressão sair para abrir a panela.
Com a panela aberta, retorne ao fogo e acrescente a cerveja, o tabasco e deixe cozinhar por mais 20-25 minutos ou até que o molho esteja reduzido e a carne macia. Nesta hora acrescente a salsa.
Sirva com arroz branco e farofa de banana ou se preferir em pequenos sanduiches de ciabatta junto com uma cerveja bem gelada .

Bom Apetite !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário