sábado, 11 de setembro de 2010

Escalopes à Don



Outro dia eu estava no facebook e um amigo meu que eu não tinha contato havia muitos anos postou uma foto de um prédio em Santos- SP, onde existiu o 1º Restaurante Don Fabrízio na Avenida Ana Costa.
Na mesma hora começaram a vir as lembranças de algumas das melhores comidas que eu já comi na minha vida.
São várias lembranças de pratos que eu comi na minha infância no Don Fabrízio de Santos e mais tarde aqui em São Paulo no Restaurante Tatini.
A receita de hoje é prática e pode tanto ser feita no fogão como em um rechaud, aliás uma das coisas que eu sinto muita falta nos restaurantes de hoje e que eram executadas com maestria pelos maitres dos restaurantes da Familia Tatini.

Rendimento 4 porções

Ingredientes:

8 Escalopes de filé mignon ou alcatra;
100g de manteiga (aproximadamente);
farinha de trigo para empanar os escalopes;
3 colheres de sopa de molho inglês;
Sal e pimenta do reino à gosto;
2 colheres de sopa de salsa picada;
350ml de vinho tinto seco

Modo de preparo:

Tempere os escalopes com sal e pimenta e passe na farinha de trigo retirando o excesso.
Leve uma frigideira grande ao fogo alto, coloque 1 colher de sopa de manteiga e quando esta estiver espumando comece a fritar os escalopes 2 minutos de cada lado. Procure fritar no máximo 4 por vez e acrescente mais manteiga se necessário, pois a farinha irá absorve-la. Retire os escalopes e reserve.
Coloque o vinho na frigideira e raspe a crosta que se formou no fundo para fazer um molho. Retorne os escalopes e deixe o molho engrossar e reduzir. Novamente reserve os escalopes com metade do molho.
Coloque um arroz branco já cozido nesta frigideira, acrescente a salsa picada e misture tudo.
Na hora de servir, coloque o arroz no prato com os escalopes por cima e cobertos de molho. Se desejar acompanhe com batatas chips.

Nenhum comentário:

Postar um comentário