segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Comidinha Caseira - Feijão Preto


Filé acebolado com feijão preto e farofa

Filé a Camões

Descobrir novos ingredientes e sabores é muito bom, principalmente quando queremos fazer comidas mais elaboradas para um jantar romântico ou uma reunião com os amigos, mas nada é melhor que aquela comidinha do dia a dia, o nosso trivial, aquela comida com jeito de casa de mãe.
A receita de hoje não tem nenhum mistério, pois nada mais é do que um feijão preto. A diferença é que eu sempre procuro fazer um feijão mais gordo com bacon, linguiça e paio, quase uma feijoada.

Ingredientes:

500g de feijão preto;
180g de bacon em cubinhos;
1 paio em rodelas;
1 linguiça portuguesa em rodelas;
1 dente de alho picado;
1 cebola picada;
2 folhas de louro;
1 colher de sopa de óleo de girassol;
1 tablete de caldo de feijão;
2 colheres de sopa de salsinha;
Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo:

Coloque o feijão de molho por 15 minutos. Escorra e coloque novamente de molho por 2 horas pelo menos. Utilize sempre feijão novo, ele é mais tenro e saboroso.
Pegue uma panela de pressão e coloque 1 colher de sopa de óleo de girassol e o bacon para fritar. Quando o bacon estiver soltando a gordura, coloque as linguiças para fritar junto deixando ficar bem tostada. Junte a cebola e o alho para refogar e em seguida acrescente o feijão junto com a água em que ele ficou de molho.
Deixe ferver, coloque o caldo de feijão, as folhas de louro e tempere com sal e pimenta. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe na pressão por 25-30 minutos.
Desligue o fogo e espere a pressão sair antes de abrir a panela.
Verifique se o feijão está macio, acrescente a salsinha e retorne a panela semi-tampada ao fogo baixo para engrossar o caldo.

Um comentário: