quinta-feira, 1 de julho de 2010

Camarões a Newberg


Originalmente feita com Lagosta, esta receita foi partilhada com Charles Delmonico proprietário do Restaurante Delmonico's de New York, no ano de 1876 por um de seus clientes, um bem sucedido capitão da Marinha, chamado Ben Wenberg que costumava frequentar o restaurante.
Um dia ele chegou com uma novidade na forma de cozinhar a lagosta e a mostrou ao até então seu amigo Charles Delmonico que experimentou, aprovou e a colocou no cardápio do restaurante com o nome de Lobster a la Wenberg.
Passado um tempo, os dois se desentenderam, e Charles Delmonico expulsou Wenberg de seu restaurante. Em seguida retirou do cardápio o prato que ele havia popularizado e se tornara um sucesso na casa.
Como os pedidos dos clientes pelo prato continuavam, Delmonico inverteu algumas letras e assim estava criada a Lobster a la Newberg também conhecida como Lobster Delmonico.
Passado um tempo, o Chef do Delmonico Charles Ranhofer, alterou a receita dando à ela o seu toque pessoal.
Hoje além da lagosta, a receita também é feita utilizando-se camarões e seu nome passou a ser conhecido como Newburg.

Ingredientes:

1 kg de camarão;
2 gemas de ovo;
1 boa pitada de pimenta Cayena;
75 ml vinho madeira ou porto;
50 ml de conhaque;
300ml de creme de leite fresco;
2 colheres de sopa de manteiga clarificada;
Sal à gosto;
pimenta do reino (opcional)

Modo de preparo:

Coloque a manteiga em uma frigideira grande no fogo alto e quando esta estiver quente adicione os camarões temperados com sal. Frite dos dois lados até que estejam corados. Adicione a pimenta cayena, o conhaque e flambe. Retire os camarões e reserve.
Na mesma frigideira coloque a metade do creme de leite e deixe reduzir. Enquanto isso em uma tijela, bata as gemas junto com o restante do creme de leite até ficar uniforme.
Retire a frigideira do fogo e junte esta mistura mexendo para não talhar.
Retorne ao fogo, junte os camarões e o vinho e deixe reduzir sempre mexendo.
Sirva com arroz branco e acompanhe com uma taça de vinho branco gelado.

Bom Apetite !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário