sexta-feira, 25 de junho de 2010

Estrogonofe, Strogonoff ou Stroganov ?

Estrogonofe de filé mignon


Tudo vai depender do País em que ele é feito.
A origem da receita do Estrogonofe é levada a Rússia no século XIX. Ele teria sido criado com tiras de carne bovina empanadas em farinha, mostarda, caldo de legumes e um creme azedo. Com o passar do tempo foram adicionados cebola e extrato de tomate. Na Rússia era servido com batatas palito, acompanhamento tradicional no país. Com a queda do Império Russo, a receita percorreu o mundo e foi ganhando novos ingredientes e interpretações.
A origem do nome tem várias alternativas, sendo que a mais provável é que o prato tenha sido criado para um menbro da família Stroganov.
Na França foram adicionados cogumelos e adicionados creme de leite no lugar de creme azedo, nos EUA o extrato de tomates foi substituído pelo ketchup e, em alguns outros lugares houveram adições de bebidas alcoólicas como o conhaque e vinho do porto.
No Brasil é comum encontrar o estrogonofe feito com molho de tomate e creme de leite, além da utilização da carne bovina, frango ou camarão. O acompanhamento mais comum no Brasil é arroz branco e batata palha.
Nesta minha receita eu não coloco tomates quando faço com carne bovina e sim um caldo de carne.

Rendimento 4 porções

Ingredientes:

700g de filé mignon em tiras;
1 cebola grande cortada em tiras;
1 colher de sopa de molho inglês;
1 colher de sopa de mostarda;
1 cubo de caldo de carne;
1/2 xícara de champignons em conserva laminados;
Sal e pimenta do reino à gosto;
2 colheres de sopa de salsa picada;
40 ml de conhaque;
1 colher de sopa de manteiga;
1 fio de azeite ou óleo se preferir;
300 ml de creme de leite fresco.

Modo de preparo:

Leve uma frigideira grande ao fogo alto, adicione metade da manteiga e o fio de azeite. Quando estiver quente coloque a cebola para fritar até murchar e logo em seguida adicione os champignons. Deixe mais um pouco até a cebola ficar meio caramelizada. Retire e reserve.
Na mesma frigideira adicione a manteiga restante e assim que estiver bem quente coloque as tiras de carne aos poucos para fritar e não cozinhar. Tempere com sal e pimenta. Quando estiver ficando dourada esfarele o cubo de caldo de carne e não adicione água. Após alguns minutos junte a mostarda, o molho inglês e o conhaque. Mexa bem para apurar os sabores, acrescentando em seguida a cebola e os champignons reservados e também o creme de leite. Deixe reduzir pouco, coloque a salsa picada e estará pronto.
Sirva com arroz branco e batata palha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário