Bouef Bourguignon




Comida clássica de Bistrô, o Bouef Bourguignon é simples e ao mesmo tempo demorado pois o seu preparo toma tempo.
Originalmente uma comida de camponeses, onde as carnes e os legumes eram levados para cozinhar lentamente enquanto as pessoas trabalhavam, o Bouef Bourguignon teve com o passar do tempo, o seu preparo de maneira mais requintada com adição de ingredientes mais nobres.
A base da primeira receita que se tem notícias, foi escrita por Georges Auguste Escoffier, renomado chef francês que ajudou a popularizar e difundir a moderna cozinha francesa no final do século XIX e início do XX.
Com o passar dos anos as técnicas usadas foram se adaptando aos tempos modernos, substituindo a colocação de lardos de bacon que eram utilizados para amaciar as carnes, por cortes de carne de melhor qualidade e utilizando o bacon na fase inicial do preparo.
Dependendo do lugar, o Bouef Bourguignon, pode ser chamado de Beef Bourguignon, Beef Burgundy ou ainda Bouef à la Bourguignonne.

Rendimento 6 porções

Ingredientes:

150g de bacon picado;
1kg de múculo em cubos de 2cm (pode ser usado coxão duro);
750ml de vinho tinto seco;
2 cenouras em pedaços;
1 cebola picada;
1 dente de alho fatiado;
1 alho poró picado;
Ervas de provence (tomilho, manjericão, alecrim);
Louro;
Azeite;
Manteiga;
200g de cogumelos Paris;
250g de cebolas pequenas ou echalotes;
3 colheres de sopa de salsa picada;
1 colher de sopa de açúcar;
Farinha de trigo;
Sal e pimenta do reino à gosto;
250 ml de caldo de carne.

Modo de preparo:

Faça uma marinada com o vinho, as cenouras, o alho poró, as ervas de provence, a cebola, o alho, sal, pimenta e coloque a carne de molho nesta marinada de um dia para o outro na geladeira.
No dia seguinte, retire a carne da marinada e deixe escorrer todo o líquido. Coe o resto da marinada, reservando o líquido.
O preparo agora é por etapas.
  1. Leve uma panela de fundo grosso ao fogo alto e coloque o bacon para fritar. Retire o bacon quando estiver bem dourado e reserve.
  2. Na mesma panela em que foi frito o bacon, adicione uma colher de sopa de azeite e leve a carne já escorrida e seca para fritar. Deixe selar por todos os lados e acrescente uma colher de sopa de farinha de trigo mexendo para incorporar em todos os pedaços. A farinha neste caso irá segurar os sucos da carne e ajudará a engrossar o molho. Retire e reserve.
  3. Agora coloque mais um fio de azeite e acrescente os legumes na mesma panela deixando refogar um pouco para soltar os sabores. Retorne a carne, junte o caldo de carne e a marinada. Reduza o fogo para médio, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 2,5 horas. Se preferir nesta etapa pode ser utilizado o forno médio.
  4. Enquanto a carne esta cozinhando, pegue uma frigideira, coloque um pouco de manteiga e refogue os cogumelos. Retire e reserve
  5. Na mesma frigideira, coloque mais um pouco de manteiga e leve as cebolas para dourar juntando o açúcar para dar uma caramelizada. Quando estiver caramelizada retire e reserve.
  6. Após 2 horas coloque os cogumelos, o bacon, as cebolas, mexa para incorporar tudo e deixe finalizar o cozimento até carne ficar macia. Acrescente a salsa picada e sirva com arroz branco ou uma massa de sua preferência.

Acompanhe com um Pinot Noir ou um Chianti .

Bon Appétit !!!

Comentários

Postagens mais visitadas